Uso de cor
1. Cor cria emoção à página de jornal, revista ou web.
2. A cor deve ser escolhida em função do conteúdo editorial.
3. É preciso compreender o conteúdo das páginas e o espírito das matérias para selecionar uma cor e ressaltar uma página.
4. Cor não é decoração. Deve ser usada como a pontuação é usada nos textos, conduzindo o leitor do alto ao pé da página.
5. Cor deve ser usada para estabelecer relações e unificar os elementos do “pacote editorial”.
Nossos olhos “ligam” as cores entre si, estabelecendo relações e agrupando elementos com a mesma cor.
Por isso quando usamos uma ilustração colorida, o título, o box secundário devem manter a unidade de cor.
6. Cor fornece dimensão à página, criando vários níveis de atenção.
Cores escuras em relação a tons pastéis, objetos grandes em relação a objetos pequenos.
Cores quentes em constraste com cores frias.
Este contraste permite que a informação seja apresentada em vários níveis, criando áreas para o leitor “viajar” pela página.
7. O cinza ou grisê é uma cor ótima para trabalhar com fundos em conjunto de fotos. O grisê é um excelente componente para combinar com cores como o verde e o laranja.
8. O vermelho é uma cor perfeita para unir elementos em uma página. Vermelho é uma cor que pula à frente, salta aos olhos. Cria movimento na página. As páginas ganham em energia.
9. Quando se trabalha com cor, menos é mais, especialmente se temos uma boa foto, que provoca impacto e emoção.
10. Usar a cor em “pontos” da página como uma capitular, um fio no alto e outro no pé da página criam conexões entre os elementos.
11. O azul é a cor mais tranqüila para uma página. Embora cor fria, confere elegância e beleza à página.
O uso efetivo da cor é o resultado de uma cuidadosa estratégia orquestrada e coreografada para levar atenção nas seguintes áreas:
A cultura do jornal
O público do jornal
Os recursos de tecnologia dos jornais
O esquema tipográfico do jornal
A arquitetura do jornal
A criação de paletas de cor é o resultado direto da análise destes 5 pontos.
E também o primeiro passo para dar ao jornal um sendo de identidade.
COR E IDENTIDADE
Esta é área onde o “designer” pode imprimir sua marca criando lugares permanentes de cor em zonas como logotipos, selos, cartolas e outros elementos de continuidade.
PALETA DE CORES E GRÁFICOS
Esta é uma área onde a cor pode desempenhar um importante papel que assegura que todos os gráficos informativos tenham uma marca, com repetições que sejam a chave para estabelecer uma familiaridade dia-a-dia.
COR E TIPOGRAFIA
Apesar da colorização de tipos ser sempre um risco e passo complicado, com a tecnologia hoje disponível, se pode conseguir um grande impacto com um título ocasionalmente colorido numa seção mais leve, ou talvez, uma palavra-chave em uma lista de vários elementos.
Cor e elementos decorativos, como ícones oferecem a oportunidade de introduzir um toque de cor dentro de uma pequena área da página.
COR E FOTOS
Ultimamente nada pode substituir o impacto da cor numa boa fotografia ou ilustração.
COMO TRABALHAR COM COR NO DESIGN EDITORIAL
Hoje a cor deixou de ser “embalagem” para estar diretamente relacionada com os conteúdos das fotos e dos textos. Os jornais diminuíram o botão do “volume” das cores.
O uso mais apropriado da cor fora das fotos é o do complemento.
A cor serve para organizar a página e guiar o leitor pelos cadernos.
Muitos jornais montaram cartas com cores identificadas com as cores da região ou cidade. O objetivo é ter cores mais reais, mais próximas do universo do leitor.
Essa técnica busca uma aproximação com os conteúdos e não a colorização do jornal.
As cores além de criteriosamente escolhidas são testadas a nível de impressão.
Tons que não têm uma boa reprodução são descartados. A cor precisa ser bem reproduzida para ser bem entendida.
O poder de cada cor
1. O amarelo é a cor mais brilhante.
É capaz de criar grande quantidade de luz na página. É uma cor que domina. Uma boa solução para o amarelo não ficar tão brilhante é usá-lo em percentuais de 20% a 30%. O amarelo é a cor ideal para letras aplicadas sobre fotografias, recurso muito usado em revistas.
2. O vermelho é mais compatível com outras cores do que o amarelo. Combina muito bem com o branco do papel ou com tons de cinza. O vermelho pode ser uma das cores mais agressivas e visualmente ativas do design.
3. O azul é a cor mais sutil e harmonizadora de todas. Uma cor elegante que combina com o branco do papel.
O azul, junto ao vermelho, tem um papel importante como coadjuvante na combinação clássica entre cor fria e quente.
As cores pastéis criam uma atmosfera de tranqüilidade, deixando os outros elementos que compõem a página, fotos ou ilustrações sobressaírem.
Combinações interessantes ocorre ao unirmos o lilás ao vermelho.
Características de cada cor
Vermelho
A cor do fogo e do coração. É uma cor que atrai nossa atenção. É popular, jovem e quando no tom de rosa pode ser associado com a idéia de romance.
Um vermelho mais escuro é associado com tradição, nobreza e aristocracia.
Amarelo
É uma das cores mais brilhantes, vivas e quentes. É a cor do sol. O amarelo se sobressai em relação às demais. Tons suaves de amarelo dão uma sensação de certa tranqüilidade.
Verde
A cor das árvores e dos campos. Passa uma sensação de tranqüilidade. Um verde brilhante e vivo dá a idéia de primavera e até de fertilidade. Verde escuro é uma cor mais clássica que dá a sensação de profundidade, como de uma vasta floresta.
Azul
A cor do céu e do mar. Como o verde tem um efeito calmo e tranqüilo, mas é ao mesmo tempo muito poderoso. Depois do vermelho é uma das cores mais familiares e poderosas de todo o espectro. Azul claro representa esportividade e jovialidade. Azul escuro tem um senso de dignidade e nobreza.
Violeta
É uma cor sofisticada, também associada à coisas nobres. Como não é muito freqüente na natureza muitos pensam ser uma cor artificial, mas não é. Em tons suaves tem uma forte ligação com o universo feminino, principalmente no vestuário.
Marron
É uma cor nobre e também triste e melancólica, como as folhas de outono. Marron claro, terra, bege dão idéia de tons rústicos, com um visual natural. Marron escuro sugere força e nobreza como madeira de lei e couro.
Branco
A cor da natureza, virgindade, inocência, paz, embora seja associada a hospitais, inverno e até esterilidade, se o verde, por exemplo, for associado à fertilidade.
Preto
A cor da noite e da morte, muitas vezes associado com magia. Geralmente associado à elegância feminina ou masculina pelos hábitos do vestuário e também riqueza e ostentação.
Cores quentes
São os tons que vão do vermelho ao amarelo, incluindo o laranja, rosa, marron e vinho. São cores brilhantes , espetaculares, vistosas, e agressivas. Mais do que outras cores, atraem os olhos, excitam e provocam emoções. Um esquema de cor, baseado em cores quentes, parece impetuoso, arrogante e atrevido. Ao mesmo tempo, pode ser alegre, jovial, animado e exuberante.
Cores frias
São os tons do verde ao violeta, incluindo o azul e todos os tons de cinza. Cor fria por lembrar neve, gelo, ou um dia típico de inverno. Algumas vezes parecem insuportavelmente depressivas ou tristes. Tons claros de verde e azul sugerem limpeza, natureza e jovialidade. São cores refrescantes.
Cores claras
Tons claros de qualquer cor parecem suaves, sutis, refinados, celestes e puros. Mesmo os tons suaves de laranja e violeta têm a qualidade da transparência e da fantasia. Muitas das cores suaves são usadas em moda feminina e possuem a qualidade de serem as preferidas em projetos contemporâneos de design em geral.
Cores escuras
Preto e outras cores sugerem força, solidez e densidade. Vermelho escuro, violeta escuro, verde escuro e azul escuro têm uma forte aura de dignidade. São cores tradicionais do vestuário masculino e, também, do mobiliário mais sofisticado e caro de uma casa. Geralmente são combinadas com as cores claras para formar um par mais harmônico.
A LUZ e COR nas Artes Gráficas
1 – GENERALIDADES
A cor como elemento de comunicação: ambientes, impressos, vestuário, embalagens, vitrinismo, etc.
Mecanismo da visão das cores.
Cor: parte da luz – luz incompleta.
O espectro da luz.
Tom, luminosidade, saturação da cor.
Círculo das cores.
Cor complementar.
Na luz: qualidade é diferente de intensidade.
2 – FORMAÇÃO DAS CORES COM LUZ –
Cores aditivas
Cores Primárias – luz:
laranja, roxo, verde = branco
Cores Secundárias – luz:
magenta (laranja mais roxo)
amarelo (laranja mais verde)
ciano (roxo mais verde)
Cor terciária – luz: branco – da mistura equilibrada das três primárias – mais todas as cores que provêm da mistura do laranja, roxo e verde.
3 – FORMAÇÃO DAS CORES COM TINTAS PARA IMPRESSÃO
Cores subtrativas
Todas as cores-pigmento que impressionam nossos olhos são obtidas pela mistura do magenta (vermelho), amarelo e ciano (azul).
Estas são as cores primárias. Misturando as duas em proporções iguais obtêm-se as cores secundárias.
Laranja é magenta mais amarelo
Roxo é magenta mais ciano
Verde é ciano mais amarelo
Com a mistura de uma cor primária com uma secundária vizinha obtêm-se as cores intermediárias.
Laranja avermelhado é magenta mais laranja
Laranja amarelado é amarelo mais laranja
Roxo avermelhado é magenta mais roxo
Roxo azulado é ciano mais roxo
Verde azulado é ciano mais roxo
Verde amarelado é amarelo mais verde
Com a mistura das três primárias, em proporções iguais ou desiguais, obtêm-se as cores terciárias:
preto, marrons amarelados, marrons avermelhados, marrons azulados, etc.
Toda a cor pode variar em três direções:
Para o branco = saturação
Para o preto = luminosidade
Para outra cor = matiz
4 – NOMENCLATIRA RACIONAL DAS CORES
Primárias da luz:
laranja (ou vermelho)
roxo (ou azul violeta)
verde
Primárias-pigmento (impressão):
ciano (ou cian, ou azul ciano)
magenta (ou vermelho magenta)
amarelo
Primárias são puras; só variam em luminosidade e saturação.
Ex. – ciano claro ou ciano escuro. Não existe ciano esverdeado, mas sim verde azulado.
Secundárias variam de matiz em direção das primárias:
Ex. – verde amarelado (que contém mais amarelo que ciano); verde azulado (que contém mais ciano que amarelo); roxo azulado ou roxo avermelhado; laranja amarelado ou laranja avermelhado.
Na variação de saturação e luminosidade se diz:
verde amarelado claro, ou escuro; roxo azulado claro ou escuro, etc.
INFLUÊNCIA DA LUZ SOBRE AS CORES
As cores ficam alteradas na presença de diferentes fontes de luz:
Luz de tungstênio: espectro de poucos azuis e roxos, mas com muito amarelo e vermelho. Faz as cores parecerem mais avermelhadas; alteram azuis e roxos.
Luz fluorescente: espectro descontínuo; ressalta certas cores com exagero.
Luz de vapor de mercúrio: predominam as cores do extremo do espectro; aviva os roxos e azuis. A luz é verde azulada.
Lâmpadas de xenon e arco de carvão: espectro completo e equilibrado; emite todas as cores com a mesma intensidade. É a luz artificial mais completa.
Luz do sol: pela manhã e entardecer predominam os amarelos e vermelhos; entre 9 e 11, entre 13 e 16 horas o espectro é completo e equilibrado; entre 11 e 13 horas predominam os azuis e ultravioletas.
6 – DINÂMICA PSICOLÓGICA DAS CORES
Por motivos de associação de idéias e por efeito de convenções, as cores nos dão sensações diversas:
Cores quentes (vermelhos, amarelos e laranjas)
Cores frias (azuis e verdes)
Cores leves (claras) e pesadas (escuras)
Outras sensações são provocadas pelas próprias vibrações
Cores neutras (preto, branco, cinza, prateado...)
Aproximação (cores quentes)
Afastamento (cores frias)
7 – DINÂMICA FISIOLÓGICA DAS CORES
O poder actínico da luz visível situa-se principalmente nos extremos do espectro: infra-vermelhos irradiam calor (ondas longas); os ultra-violetas atual por penetração (ondas curtas).
Superfícies claras refletem a luz; Superfícies escuras absorvem ou retêm.
A cor menos actínica é a do meio do espectro (verde).
Os materiais fotossensíveis têm sua sensibilidade máxima na zona dos violetas e ultravioletas.
O efeito eritemal.
Produção da cor inexistente (complementar): é a base da harmonização de cores.
8 – HARMONIZAÇÃO DAS CORES
Principais esquemas para harmonização de cores:
- Esquema monocromático – Uso de uma só cor em tons claros e escuros.
- Esquema de cores análogas – Emprego de cores vizinhas no círculo das cores.
- Esquema de cores complementares – Emprego de cores opostas no círculo das cores.
- Esquema triádico – Emprego de três cores eqüidistantes no círculo das cores.
As cores complementares: base da seleção de cores – nas luzes – dá branco; na impressão – dá preto
A seleção das cores
Seleção do magenta: filtro verde
Seleção do amarelo: filtro roxo (azul)
Seleção do ciano: filtro laranja (vermelho)
http://diagramafamecos.blogspot.com.br/search?updated-max=2008-11-26T06:17:00-08:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário