sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Melhor Fonte para Usar em Impressos, Online e E-mail 


A Melhor Fonte para Usar em Impressos, Online e E-mail 

Você já folheou uma revista goiana com informações que você até gostaria de ler – mas mudou de página simplesmente porque … Você não gostou do tipo de letra usado? Eu já, quase sempre.
“É possível afastar 75% dos leitores simplesmente escolhendo a fonte errada.”, segundo Colin Wheildon, autor de Type & Layout. Então, certifique-se de que a fonte que você ou seu designer usou não está atrapalhando as vendas de alguma forma.
A Diferença entre “Serifa” e “Sem Serifa”
Fontes Serifa têm enfeites na ponta e na base de cada letra, tornando-as mais distintas e reconhecíveis, mais legíveis. Quase todos os livros, jornais e revistas (bem-feitos) usam no corpo do texto fonte serifa pois são mais fáceis de ler.
Como o próprio nome sugere, “Sem Serifa” são fontes sem serifas, principalmente usadas em propagandas, na manchete/título.
Melhores Fontes para Impressão
No livro Cashvertising, Drew Eric Whitman cita um estudo de fontes (impressas em papel) onde apenas 12% dos participantes compreenderam um parágrafo em sans-serif versus 67% que compreenderam em serifa (de um total de 1.010.000 pessoas entrevistadas).
Aqueles que leram a versão sans-serif disseram que “sempre tinham que voltar atrás para recuperar o entendimento.” Concluindo: quando enviar um impresso use serifa para melhor leitura, e manchete/ título sem serifa.
Preferências de fonte impressas de três dos grandes nomes da publicidade e marketing direto:
1) (John Caples) Cheltenham em negrito para títulos;
2) (David Ogilvy) família Century (Caslon, Baskerville e Jenson)
3) (Gary Halbert) Courier.
Melhores Fontes para Uso Online
Para as serifas serem mais legíveis é necessário alta resolução. Quanto mais pixels, mais detalhes da fonte. A resolução dos monitores melhorou mas temos que considerar como seu site ou e-mail vai ficar nos smartphones.  Então online, a melhor fonte é sem serifa.
Um estudo da Software Usability and Research Laboratory concluiu que: Para facilitar a leitura online use Arial 12pts ou mais. Menor que 12pts, Verdana é sua melhor escolha. Para um estilo mais formal, use a fonte “Georgia”. E para os leitores mais velhos, use fonte com pelo menos 14pts.
Melhores Fontes para Email
Dr. Ralph F. Wilson, consultor de comércio eletrônico, concluiu que, para melhor legibilidade, use Arial 12pts ou Verdana 10pts e 9pts no corpo do texto. Para manchetes/títulos, ele sugere Verdana em negrito.
Decidir o tipo de fonte pode significar a diferença entre conquistar o cliente ou apenas fornecer resultados mais ou menos.
Source: John Wood

Nenhum comentário:

Postar um comentário