A história da atuação de Ivy Lee, como profissional de Relações Públicas, está voltada para as grandes empresas e para os mais proeminentes magnatas daquele período. O período compreendido entre 1903 a 1914 foi marcado, nos EUA, por uma intensa campanha contra o big business americano. Nesta fase surgem em cena os muckrakers[1] (exploradores de escândalos) que através de reportagens e artigos em pequenos opúsculos, revistas e jornais, denunciam a corrupção existente tanto no âmbito governamental como no privado.
[1] A
mesma denominação é válida, de uma forma genérica, para revistas de forte apelo
político, muito afeitas a polêmicas, que tinham como objetivo defender os
interesses do operariado norte-americano daquela época.
Outro importante feito de
Lee foi, em 1906, atuar na George F. Baer & Associates, tendo
desempenhado um papel muito importante durante uma crise originada a partir de uma greve ocorrida numa
indústria de carvão. Nessa ocasião, Ivy Lee inaugurou a etapa das Relações
Públicas baseadas na máxima de que “o público deve ser informado”, um
verdadeiro paradigma da atividade de RP, baseado na sua “Declaração de
Princípios”, que determina o seguinte:
Este não é um Departamento de Imprensa secreto. Todo nosso
trabalho é feito às claras. Pretendemos divulgar notícias, e não distribuir
anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor como matéria paga, não
o publiquem. Nossa informação é exata. Maiores pormenores sobre qualquer
questão serão dados prontamente e qualquer redator interessado será auxiliado,
com o máximo prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em
resumo, nossos planos, com absoluta franqueza, para o bem das empresas e das
instituições públicas, é divulgar à imprensa e ao público dos Estados Unidos,
pronta e exatamente informações relativas a assuntos com valor e interesse para
o público[1].
[1] GURGEL,
Op. cit. p. 12.
Em 1909 Ivy Lee tornou-se o
responsável pelo setor de “divulgação e propaganda” da Pennsylvannia
Railroad, empresa onde permaneceu até 1914.
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